Total de visualizações de página

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Curso de Psicologia presente em Encontro de Mulheres Agricultoras


O evento ocorreu no salão paroquial de São José de Inhacorá.

Na sexta-feira, dia 10, realizou-se no salão paroquial de São José de Inhacorá, o III Encontro de Mulheres Agricultoras reunindo 163 associadas do Sindicato dos Trabalhadores Rurais daquele município e de Três de Maio.

Na ocasião a estagiária do Curso de Psicologia da SETREM, Edimara Piovesan Fassini, sob orientação da professora e psicóloga Rita de Cássia Maciazeki Gomes, realizou intervenção, possibilitando reflexão sobre o sentido do encontro com o outro, do espaço e fortaleza do grupo.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Colegiado do curso de Psicologia realiza reunião de encerramento do ano




Nesta terça-feira (06/12) realizou-se a reunião de encerramento do ano do colegiado do curso de psicologia, reunindo coordenação e professores.

2ª JORNADA DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA e 2ª MOSTRA DE TRABALHOS DE OFICINAS



Professora Rita de Cássia Maciazeki, coordenadora de estágios do curso de Psicologia faz a abertura do evento.

Acadêmicas de psicologia expõe seus trabalhos realizados durante o estágio.




Coordenação da curso de Psicologia e as acadêmicas que apresentaram seus trabalhos

No dia 30/11/2010, realizou-se no Auditório do Campus SETREM a 2ª MOSTRA DE TRABALHOS DE OFICINAS e a 2ª JORNADA DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA. Este evento foi realizado como fechamento de um ciclo de três semestres consecutivos do Estágio Básico em Saúde Coletiva dos acadêmicos do Curso de Psicologia em práticas profissionais em diferentes campos de atuação do psicólogo (Serviços da rede de Assistência Social, Educação e Saúde).

"Este foi um momento festivo realizado com os campos de estágio (direção, técnicos, professores e demais funcionários) e com a comunidade em geral, compartilhamos as reflexões e os relatos de experiências da Psicologia produzidos neste período nos mais diferentes locais.

" destacou a professora Rita Maciazeki, Coordenadora de estágios do curso de Psicologia.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Artigo da professora Lilian Winter, Coordenadora do curso de Psicologia da SETREM publicado na Revista Afinal

Acadêmicas de Psicologia realizam estágio no Hospital São Vicente de Paula





O Hospital São Vicente de Paulo recebe as acadêmicas do curso de Psicologia da Setrem Anelise Wink Ludwig e Cleusa Arnemann para realizar sua prática de estágio específico sob orientação da Psicóloga Evandir Bueno Barasuol.

Dentre os projetos propostos, o primeiro aconteceu na tarde do dia 26 de outubro de 2010, momento em que o Hospital São Vicente de Paula registra mais um ano de trabalho, completando 76 anos de história e contou com a presença da direção, coordenadores e colaboradores do Hospital São Vicente de Paulo, professores e acadêmicos do curso de psicologia e lideranças da comunidade local e regional. O tema abordado no painel versou sobre “O sentido do trabalho e do envelhecimento no ciclo vital”. Foi um momento que gerou intensa participação, debate e envolvimento dos presentes

A reflexão proposta enfatizou que na atualidade ampliam-se os espaços e abrem-se caminhos para o ‘fazer’ da Psicologia, conferindo um novo significado no âmbito do trabalho e no processo do envelhecimento no ciclo vital. Partindo de uma visão biopsicossocial e espiritual de homem, na qual, os aspectos biológicos, psicológicos, sociais e espirituais estão interligados, as abordagens teóricas apresentadas foram permeadas por vivências sociodramáticas com o objetivo de perceber o ser humano em sua essência espiritual, refletir sobre o trabalho no ciclo vital, repensar acerca do envelhecer e do sentido da vida.

Nesse contexto, percebe-se que o trabalho é essencial na vida do ser humano além de ser útil para as organizações e também para a sociedade. As pessoas buscam no trabalho valores fundamentais para que a atividade tenha sentido na vida. Da mesma forma, a busca de um novo sentido para o envelhecimento está pautada em sentir-se bem consigo e com o mundo que o cerca, é estar bem com seu momento de vida e bem espiritualmente.