Total de visualizações de página

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Saúde Mental em Rede - Conquistas e Desafios


Um dia nacional de reflexão sobre saúde mental


Na quarta-feira, dia 18, o Curso de Psicologia da SETREM, realizou atividade alusiva ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, Saúde Mental em Rede - Conquistas e Desafios.


As atividades do dia iniciaram na cidade de Horizontina

Abertura do evento com a professora Rita de Cássia Maciazeki


Painel psicologia e saúde mental; desafios da formação












Painel Psicologia e Formação, com as alunas Luciele Huber e Karine Tainara Kunzler­ ­


Mesa de abertura: Coordenadora da saúde mental da 14ª, Coordenadoria Regional de Saúde, Dóris Buttenbender, a coordenadora do grupo de saúde mental Novos Horizontes do Centro de Atenção a Saúde Coletiva de Horizontina, Zoé Zimtel, médico da atenção básica de Três de Maio, Sixto Bombardeli, a Coordenadora do evento, psicóloga Rita de Cássia Maciazeki; a psicóloga e coordenadora do Serviço Clínica Escola da SETREM, Solange Schorn e usuária da rede de saúde mental, Aster Hartmann.­ ­


Estudantes e comunidade participaram da atividade


Por do sol de Três de Maio ( foto Paulo Marques)



Conforme a psicóloga e professora do Curso de Psicologia da SETREM Rita de Cássia Maciazeki Gomes que coordenou o evento, o objetivo foi promover um debate sobre práticas de cuidado em saúde mental orientadas pelos princípios da Luta Antimanicomial e em prol da Reforma Psiquiátrica, a partir da interlocução entre os trabalhadores da rede de saúde, os estudantes e usuários da saúde mental.

Na ocasião estiveram presentes, coordenadora da saúde mental da 14ª, Coordenadoria Regional de Saúde, Dóris Buttenbender, o Secretario Municipal de Saúde de Três de Maio, Valdemar Fonseca, coordenadora do grupo de saúde mental Novos Horizontes do Centro de Atenção a Saúde Coletiva de Horizontina, Zoé Zimtel, médico da atenção básica de Três de Maio, Sixto Bombardeli, psicóloga e coordenadora do Serviço Clínica Escola da SETREM, Solange Schorn e usuária da rede de saúde mental, Aster Hartmann.

‘O evento foi extremamente produtivo para reflexões e discussões da temática da saúde mental na cidade de Três de Maio e região. Oportunizou a aproximação das práticas realizadas pelos profissionais e estudantes do curso de Psicologia junto aos serviços da rede de saúde mental.

Além disso, deu destaque aos principais interessados no tema: os usuários da saúde mental, ao disponibilizar na programação, espaço de fala junto aos profissionais e estudantes’, comenta Rita de Cássia Maciazeki Gomes.

O curso de Psicologia da SETREM possui estágios junto a rede de saúde, educação e assistência social na cidade de Três de Maio e nos municípios da região. ‘As ênfases de formação do Curso de Psicologia da SETREM estão voltadas para as questões da Clínica Ampliada e Promoção de Saúde, temáticas de relevância para o trabalho na área de Saúde Pública’ finaliza a coordenadora do evento.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Saúde Mental em Rede - Conquistas e Desafios







Saúde Mental em Rede - Conquistas e Desafios



O Curso de Psicologia da Faculdade Três de Maio - SETREM promove na próxima quarta-feira (18), às 19h 30min, Saúde Mental em Rede - Conquistas e Desafios. O encontro é alusivo ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial – 18 de maio – e ocorrerá no Auditório da SETREM. O objetivo é promover o debate sobre práticas de cuidado em saúde mental em rede orientadas pelos princípios da Luta Antimanicomial e em prol da Reforma Psiquiátrica.

O encontro contará com mesa de abertura
Saúde Mental em Rede, que trará a discussão do panorâma da Saúde Mental no Município de Três de Maio e a na região. Participarão representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Três de Maio, da Coordenadoria Regional de Saúde – CRS, do Centro de Saúde Coletiva – CASC de Horizontina, do Serviço Clínica Escola da SETREM – SERCEPS e representante dos usuários da saúde mental.



Além desta atividade, será apresentado o painel Psicologia e Saúde Mental – Desafios na Formação. Abordará experiências de estágios realizadas junto a usuários dos serviços de Saúde Mental e às comunidades envolvidas.







Programação


Abertura: Prof. Lilian Winter- Coord. Curso Psicologia e Diana Kettner - representante DAPSI



Mesa de Abertura - Pensando em rede: Saúde Mental em foco


Representação da CRS - Dóris Buttenbender


Representação Secretaria de Saúde de Três de Maio - Secretário


Representação CASC – Maria Zoé Zimtel - Horizontina


Representação Atenção Básica - Três de Maio – Cisto


Representação do SERCEPS -Solange Shorn


Representação Usuário - Aster



Intervalo - Coquetel



Psicologia e Saúde Mental – Desafios na Formação



Atividade da Unidade Central - Psicóloga Cátia, Beatriz Cavalheiro, Aline Griebler e usuário da saúde mental - Projeção do Filme e discussão


Atividade do CASC – Rádio CASC – Programa Em sintonia com a Vida, Deiwytti Rustick, Lilian Keller e Fernanda Psicóloga


Atividade do CAPS – Três Passos – Karine Kunzler oficina de escrita


Atividade Psicologia no SUS – Luciéle Huber – Nova Candelária



Encerramento:



ESF Santa Rosa - Arteterapia - Gianni Lauz e Claudia





A atividade é gratuíta e aberta a toda comunidade.




sexta-feira, 6 de maio de 2011

Psicologia da SETREM participa de confraternização com a Associação de Deficientes Visuais- ADESVI

Inês, estagiária Ana Paula, professora Lílian e enfermeira Angelita


O grupo ASDEVI recebendo mimos de Páscoa. Em pé: Clarisse, estagiária Ana Paula e enfermeira Angelita


A estagiária de psicologia Ana Paula Benatti com o grupo de associados


Os associados na confraternização


Profissionais do Hospital de Reabilitação de Giruá


A Associação de Deficientes Visuais – ASDEVI, de Três de Maio, RS – Brasil, já existe há mais de um ano, sendo que desde agosto de 2010 tem registro oficial. Este grupo é composto por sujeitos com deficiência visual completa e/ou baixa visão, na sua maioria homens, e por colaboradores que participam das atividades e contribuem para com o grupo.

Sob coordenação da enfermeira do ESF (Estratégia de Saúde da Família) Viva Família, do Bairro Oriental - Angelita Sabino, o grupo, que ainda não possui sede própria, se reúne no salão do campo do Oriental Futebol Clube. Esta é uma parceria com a direção do local e que vem dando certo, mas ainda o maior anseio da associação é conseguir uma sede própria para desenvolver seus trabalhos, fazer sua música e se reunir em assembleia. Além da enfermeira Angelita, o grupo conta também com o serviço de um profissional de educação física, de duas estagiárias de Psicologia da SETREM – Ana Paula Benatti do 5 semestre, que já desenvolve alguns trabalhos sob a orientação do professor Luciano Bedin; e Daniela Viera do 8 semestre – que também é assistente social do município.

Atualmente o grupo está frequentando uma clínica de reabilitação no município de Giruá, que também está dando suporte e proporcionando-lhes maior autonomia, uma vez que os profissionais envolvidos estão ensinando técnicas importantes como, por exemplo, o Braille e o andar com bengalas.


Nas fotos podemos ver o grupo de deficientes visuais em recente almoço de confraternização de Páscoa, que realizou-se no último dia 20/04/11. Estiveram presentes, dentre outros, o secretário de saúde do município, o diretor do Oriental Futebol Clube, a coordenadora do curso de Psicologia da SETREM, Lilian Winter e a estagiária Ana Paula Benatti.