Total de visualizações de página

domingo, 19 de junho de 2011

Sentimentos e Emoções são Resgatados em Encontro Temáticos com Profissionais do Hospital São Vicente de Paulo






O serviço de Psicologia do HSVP- Hospital São Vicente de Paulo coordenado pela Psicóloga Evandir Bueno Barasuol em parceria com a estagiária de psicologia Cleusa Arnemann, do Curso de Psicologia da SETREM, tem desenvolvido encontros temáticos mensais com os colaboradores dos setores de Emergência, Internação, Recepção, Oftalmologia e Farmácia.

O último encontro aconteceu com dois grupos dos referidos setores no dia 17.05.2011no auditório do HSVP, sob a temática “Sentimentos e Emoções permeando o ambiente de trabalho”, com abordagem do Sociopsicodrama.

Para desenvolver a tema proposto disparou-se um aquecimento de sensibilidade olfativa através de aromas introduzidos no ambiente. Essa atividade sensibilizou e mobilizou os participantes à reflexão individual acerca dos sentimentos e emoções que o aroma remeteu e posteriormente a reflexão coletiva em que se refletiu sobre a sensopercepção e os sentimentos e emoções que fazem parte do cotidiano do trabalho.

A partir desse aquecimento, desenvolveu-se a dramatização e o compartilhamento das vivências, produzindo efeitos de mobilização e transformação nos participantes, pois foi possível falar, deixar fluir emoções, esclarecer dúvidas e partilhar idéias com os colegas.

Dessa forma, o encontro propiciou uma reflexão acerca das emoções e dos sentimentos que atravessam o sujeito no cotidiano de trabalho. Conhecer sobre a condição humana em relação a essas expressões e construir um novo olhar a partir daquilo que é expresso de forma transparente ou velada, possibilita um ressignificar as ações que permeiam o contexto laboral.