Total de visualizações de página

terça-feira, 23 de novembro de 2010

CARTOGRAFIAS INFANTIS








Professor de Psicologia Luciano Bedin organiza seminário em Porto Alegre


No último dia 17 de novembro, o professor de psicologia Luciano Bedin da Costa organizou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) o seminário Cartografias Infantis: a cidade pela criança / a fotografia pela criança. Mais de 150 pessoas se inscreveram, em sua grande maioria profissionais e estudantes das áreas da psicologia, artes, educação e geografia.

O seminário contou com conferencistas altamente qualificados, que abordaram a relação entre infância, estética e cidade. O seminário faz parte do projeto Cartografias Infantis, financiado pela Fundação Nacional das Artes (FUNARTE), coordenado pelo próprio professor da SETREM e por uma equipe que conta ainda com Larisa Bandeira (educadora) e Mayra Martins (artista visual). A proposta do projeto é realizar uma cartografia da cidade de Porto Alegre através do olhar da criança, em oficinas de fotografia destinadas ao público infantil.

O projeto ganhou divulgação em duas páginas na Zero Hora, no dia 6 novembro de 2010 – para dar uma conferida na matéria: http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=rs&local=1&newsID=a3100770.xml&channel=null&tipo=1§ion=Geral

PARA SABER: cartografia é uma ciência geográfica que estuda e produz mapas. No campo da psicologia, a cartografia surge como uma metodologia para mapear os movimentos sociais e subjetivos. O psicólogo-cartógrafo constróe seus mapas na medida em que percorre o próprio território; ele não se coloca do lado de fora, suspeita da idéia de neutralidade e sabe que o simples fato de estar no espaço já é um tipo de intervenção.

PARA 2010: Para o primeiro semestre de 2010, o professor Luciano Bedin da Costa ministrará na SETREM a oficina CARTOGRAFIA: uma outra forma de pesquisar, que será realizada às segundas-feiras durante o turno da tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário