Total de visualizações de página

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Saúde Mental e Cooperativismo Social: Dá pra Fazer







COOPERATIVAS SOCIAIS DE USUÁRIOS DA SAÚDE MENTAL: DÁ PRA FAZER
Paulo Marques

No contexto da reforma do sistema de saúde mental da Itália, realizada no final dos anos 70, a partir da Lei Basaglia* que aboliu os hospitais psiquiátricos, iniciou-se um rico e inovador processo de incentivo à criação de cooperativas para inclusão produtiva dos usuários de serviços de saúde mental. Estes empreendimentos foram definidos por lei como "Cooperativas Sociais". A partir dos anos 80 mais de 3 mil destas cooperativas foram criadas na Itália.

No Brasil esta discussão é recente, pautada pelo movimento antimanicomial está avançando a partir da articulação com o movimento da Economia Solidária. Uma das demandas é, assim como na Itália, aprovar uma nova legislação sobre as Cooperativas Sociais, garantindo apoio e financiamento público para os empreendimentos ( No Brasil existem em torno de 300 iniciativas de grupos de Economia Solidária formados por usuários da saúde mental). Neste ano essa questão foi um dos principais temas tanto da Conferência Temática de Economia Solidária como da Conferência Nacional de Saúde Mental.

Para quem quer conhecer um pouco mais sobre este tema não pode deixar de assistir o belo filme italiano "Si Puo Fare" ( em português "Dá pra fazer), produzido em 2008 sobre a experiência italiana das Cooperativas Sociais. O filme já traz no próprio título o que procura mostrar, ou seja, o que muitos acreditavam como algo impossível como a criação de uma cooperativa de usuários da saúde mental, não só comprovou a viabilidade como apontou as alternativas para outros países que buscam realizar reformas nos seus sistemas de saúde mental como o Brasil.

O filme conta a história de uma das primeiras experiências de cooperativas sociais criadas nos anos 80 na Itália. O protagonista é Nello, um sindicalista que é convidado a coordenar uma cooperativa formada pelos ex-pacientes dos manicômios fechados pela Lei Basaglia. Acreditando no trabalho, Nello se envolve profundamente com a tarefa de auxiliar na organização do empreendimento em uma perspectiva de inclusão produtiva e não assistencial.

Uma característica que chama atenção é a forma que Nello trata os novos cooperados desde o início, ele não os trata em nenhum momento como ex-pacientes mas como sócios, trabalhadores como quaisquer outros, o que demonstra uma visão baseada na igualdade e na solidariedade em relação às pessoas e suas possibilidades.
Tratado com humor e delicadeza, é um filme divertido e comovente, baseado em fatos reais que demonstra que sim "Dá pra fazer".


Ficha Técnica:

Título Original: Si può fare

País de Origem: Itália

Gênero: Drama/ Comédia

Tempo de Duração: 110 minutos

Ano de Lançamento: 2008

Direção: Giulio Manfredonia

* Franco Basaglia (1924-1980) foi o psiquiatra que promoveu a reforma no sistema de saúde mental italiano. Como diretor do Serviço Hospitalar de Triestre, Basaglia implantou reformas que foram consideradas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como referência mundial para reformulação da assistência à saúde mental. A partir desta experiência foi aprovada em 1978 a chamada "Lei Basaglia" que estabeleceu a reforma do sistema que teve como uma das principais medidas a abolição dos hospitais psiquiátricos na Itália.

Um comentário: