Um dia nacional de reflexão sobre saúde mental
As atividades do dia iniciaram na cidade de Horizontina
Abertura do evento com a professora Rita de Cássia Maciazeki
Painel psicologia e saúde mental; desafios da formação
Painel Psicologia e Formação, com as alunas Luciele Huber e Karine Tainara Kunzler
Mesa de abertura: Coordenadora da saúde mental da 14ª, Coordenadoria Regional de Saúde, Dóris Buttenbender, a coordenadora do grupo de saúde mental Novos Horizontes do Centro de Atenção a Saúde Coletiva de Horizontina, Zoé Zimtel, médico da atenção básica de Três de Maio, Sixto Bombardeli, a Coordenadora do evento, psicóloga Rita de Cássia Maciazeki; a psicóloga e coordenadora do Serviço Clínica Escola da SETREM, Solange Schorn e usuária da rede de saúde mental, Aster Hartmann.
Estudantes e comunidade participaram da atividade
Por do sol de Três de Maio ( foto Paulo Marques)
Conforme a psicóloga e professora do Curso de Psicologia da SETREM Rita de Cássia Maciazeki Gomes que coordenou o evento, o objetivo foi promover um debate sobre práticas de cuidado em saúde mental orientadas pelos princípios da Luta Antimanicomial e em prol da Reforma Psiquiátrica, a partir da interlocução entre os trabalhadores da rede de saúde, os estudantes e usuários da saúde mental.
Na ocasião estiveram presentes, coordenadora da saúde mental da 14ª, Coordenadoria Regional de Saúde, Dóris Buttenbender, o Secretario Municipal de Saúde de Três de Maio, Valdemar Fonseca, coordenadora do grupo de saúde mental Novos Horizontes do Centro de Atenção a Saúde Coletiva de Horizontina, Zoé Zimtel, médico da atenção básica de Três de Maio, Sixto Bombardeli, psicóloga e coordenadora do Serviço Clínica Escola da SETREM, Solange Schorn e usuária da rede de saúde mental, Aster Hartmann.
‘O evento foi extremamente produtivo para reflexões e discussões da temática da saúde mental na cidade de Três de Maio e região. Oportunizou a aproximação das práticas realizadas pelos profissionais e estudantes do curso de Psicologia junto aos serviços da rede de saúde mental.
Além disso, deu destaque aos principais interessados no tema: os usuários da saúde mental, ao disponibilizar na programação, espaço de fala junto aos profissionais e estudantes’, comenta Rita de Cássia Maciazeki Gomes.
O curso de Psicologia da SETREM possui estágios junto a rede de saúde, educação e assistência social na cidade de Três de Maio e nos municípios da região. ‘As ênfases de formação do Curso de Psicologia da SETREM estão voltadas para as questões da Clínica Ampliada e Promoção de Saúde, temáticas de relevância para o trabalho na área de Saúde Pública’ finaliza a coordenadora do evento.