Total de visualizações de página

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Saúde Mental em Rede - Conquistas e Desafios


Um dia nacional de reflexão sobre saúde mental


Na quarta-feira, dia 18, o Curso de Psicologia da SETREM, realizou atividade alusiva ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, Saúde Mental em Rede - Conquistas e Desafios.


As atividades do dia iniciaram na cidade de Horizontina

Abertura do evento com a professora Rita de Cássia Maciazeki


Painel psicologia e saúde mental; desafios da formação












Painel Psicologia e Formação, com as alunas Luciele Huber e Karine Tainara Kunzler­ ­


Mesa de abertura: Coordenadora da saúde mental da 14ª, Coordenadoria Regional de Saúde, Dóris Buttenbender, a coordenadora do grupo de saúde mental Novos Horizontes do Centro de Atenção a Saúde Coletiva de Horizontina, Zoé Zimtel, médico da atenção básica de Três de Maio, Sixto Bombardeli, a Coordenadora do evento, psicóloga Rita de Cássia Maciazeki; a psicóloga e coordenadora do Serviço Clínica Escola da SETREM, Solange Schorn e usuária da rede de saúde mental, Aster Hartmann.­ ­


Estudantes e comunidade participaram da atividade


Por do sol de Três de Maio ( foto Paulo Marques)



Conforme a psicóloga e professora do Curso de Psicologia da SETREM Rita de Cássia Maciazeki Gomes que coordenou o evento, o objetivo foi promover um debate sobre práticas de cuidado em saúde mental orientadas pelos princípios da Luta Antimanicomial e em prol da Reforma Psiquiátrica, a partir da interlocução entre os trabalhadores da rede de saúde, os estudantes e usuários da saúde mental.

Na ocasião estiveram presentes, coordenadora da saúde mental da 14ª, Coordenadoria Regional de Saúde, Dóris Buttenbender, o Secretario Municipal de Saúde de Três de Maio, Valdemar Fonseca, coordenadora do grupo de saúde mental Novos Horizontes do Centro de Atenção a Saúde Coletiva de Horizontina, Zoé Zimtel, médico da atenção básica de Três de Maio, Sixto Bombardeli, psicóloga e coordenadora do Serviço Clínica Escola da SETREM, Solange Schorn e usuária da rede de saúde mental, Aster Hartmann.

‘O evento foi extremamente produtivo para reflexões e discussões da temática da saúde mental na cidade de Três de Maio e região. Oportunizou a aproximação das práticas realizadas pelos profissionais e estudantes do curso de Psicologia junto aos serviços da rede de saúde mental.

Além disso, deu destaque aos principais interessados no tema: os usuários da saúde mental, ao disponibilizar na programação, espaço de fala junto aos profissionais e estudantes’, comenta Rita de Cássia Maciazeki Gomes.

O curso de Psicologia da SETREM possui estágios junto a rede de saúde, educação e assistência social na cidade de Três de Maio e nos municípios da região. ‘As ênfases de formação do Curso de Psicologia da SETREM estão voltadas para as questões da Clínica Ampliada e Promoção de Saúde, temáticas de relevância para o trabalho na área de Saúde Pública’ finaliza a coordenadora do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário