Total de visualizações de página

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Aluna de psicologia realiza estágio utilizando psicodrama






A Comunidade Betânia do Hospital São Vicente de Paulo recebe a acadêmica do curso de Psicologia da Setrem Anelise Wink Ludwig para realizar sua prática de estágio específico sob orientação da Psicóloga Evandir Bueno Barasuol. O trabalho é realizado através de uma abordagem sociodramática, com encontros temáticos que buscam resgatar a infância, utilizando-se de espaços diversificados, especialmente preparados para o desenvolvimento das atividades. Nos encontros temáticos são trabalhados assuntos como: brincadeiras, passeios, amigos(as), etc, que mais marcaram a infância. Relembrar momentos importantes do passado e dividir histórias pessoais, através do sociodrama, pode ser uma importante tarefa para aumentar a auto-estima, a inserção social e ressignificar o curso de vida no envelhecer. O objetivo desse trabalho é proporcionar momentos de encontros e descontração, renovando a alegria de viver e de envelhecer de maneira saudável, conferindo um novo sentido ao envelhecimento.

Criado por Jacob Lev Moreno, o psicodrama pode ser definido como uma via de investigação da alma humana mediante a ação. O Psicodrama é uma teoria que não interpreta, mas que procura criar condições. Nesta atividade utiliza o jogo psicodramático para reviver fenômenos passados no momento do aqui e agora. Dentro da teoria psicodramática encontra-se o sociodrama que trabalha com grupos. O sociodrama surgiu do teatro espontâneo com o objetivo de trabalhar e tratar as questões grupais, seus conflitos, sofrimentos, interações e a maneira como cada pessoa dentro do grupo se percebe e se relaciona. Assim, por meio dessa técnica algumas situações que surgem no grupo são representadas no momento do aqui agora através da ação, do teatro, da música, etc.
Um dos encontros aconteceu no dia 19 de outubro, com o tema cantigas de roda da infância. Neste momento a turma do Jardim B do Colégio Dom Hermeto, através do convite da estagiária, fez uma visita para as irmãs e falaram sobre seu brinquedo preferido. Após isso cantaram cantigas. Foi um momento de encontro alegre, divertido e terapêutico.

Um comentário: